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Pesquisa de desligamento: dicas e perguntas para aplicá-la
Pesquisa de desligamento: dicas e perguntas para aplicá-la
Atualizado há mais de uma semana

Por Fernanda Carolina

Já sabemos que é essencial garantir uma boa experiência para cada colaborador em toda sua jornada na empresa. Porém, muitos gestores esquecem que a saída de um funcionário também faz parte deste percurso. Mas como garantir a melhor experiência possível? Tudo começa com a pesquisa de desligamento.

Esta pesquisa é uma maneira de monitorar o clima da empresa, de entender como está a satisfação dos colaboradores e trazer diversos insights para os gestores.

A verdade é que a pesquisa de desligamento é uma ferramenta muito poderosa para sua estratégia de gestão e que nem todos dão a devida importância. Por isso, nós analisaremos mais sobre o assunto neste artigo.

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O que é a pesquisa de desligamento e qual sua importância?

A pesquisa de desligamento é uma ferramenta que permite que um colaborador dê feedbacks sobre sua experiência na sua organização quando estiver se desligando do trabalho. Seu intuito é entender o cenário da empresa e criar melhorias na estratégia de gestão.

Com esta pesquisa, é possível entender o porquê seu colaborador está se desligando e sua perspectiva sobre o clima organizacional, sobre a cultura e toda sua experiência no geral com a empresa.

É graças à pesquisa de desligamento que muitos gestores conseguem insights únicos, principalmente porque os feedbacks de profissionais que já não tem mais nenhum vínculo são mais sinceros. E, claro, esses dados podem ser usados para otimizar a gestão de pessoas no futuro.

Mas não só para melhorar o ambiente de trabalho, fazer uma pesquisa como esta é indispensável se sua empresa busca diminuir o turnover.

E quais os benefícios da pesquisa de desligamento?

Já queremos adiantar que são vários, principalmente para a empresa. Mas também vale ressaltar que há benefícios para o profissional que está saindo.

A seguir, veremos todos os benefícios da pesquisa de desligamento.

1. Enternece a boa experiência final: nem sempre o desligamento é a situação boa, assim como nem sempre o profissional sai da empresa contente com sua jornada. Porém, ao ouvir este ex-funcionário, você gera a oportunidade de amenizar a situação e isso impacta diretamente na estratégia de employer branding.

2. Dá voz ao profissional: 83% dos funcionários não se sentem ouvidos em seus trabalhos, o que resulta em descontentamento e frustrações. Nenhuma empresa quer um profissional insatisfeito, pois, como já mencionamos acima, a marca empregadora é extremamente afetada. Por isso, mesmo que seja no desligamento, dê voz para seus colaboradores.

3. Ajuda a identificar as falhas na gestão: ao entender os motivos que levaram à saída do colaborador, você pode entender se há falhas na gestão, em quais níveis estão estes problemas e até ter insights de como resolvê-los.

4. Oferece uma visão real do clima e da cultura da empresa: com feedbacks mais assertivos e sinceros, é possível entender se o ambiente de trabalho e a cultura estão sendo adequados.

5. Mostra falhas em relação à gestão do cargo: também há perguntas que direcionam feedbacks sobre a gestão do cargo. Assim você consegue entender se as demandas estão condizentes com as expectativas deste cargo, com as expectativas do colaborador e montar estratégias de melhoria, caso necessário.

6. Identifica questões relacionadas ao desenvolvimento da liderança: você também pode entender como está a liderança, se há necessidade de desenvolvimento de habilidades específicas, como é a relação deste gestor com o time e o que pode melhorar no futuro.

7. Mapear a jornada do colaborador e otimizá-la: também é possível entender como está a jornada de seus funcionários, o que está funcionando e o que não está. Assim, você consegue montar planos de ação para melhorar a experiência em cada etapa.

Como implementar uma pesquisa de desligamento?

Sabemos que nem todo desligamento é agradável e pacífico, certo? De fato, este momento é um tanto quanto delicado.

Assim, a pesquisa de desligamento precisa ter o tom ideal e as perguntas mais estratégicas possíveis, não só para trazer os insights que você procura, mas para não causar maior desconforto ou descontentamento.

Vamos te dar algumas dicas de como implementar esta pesquisa e, em seguida, trazer perguntas estratégicas que podem entrar no seu questionário.

#1 Monte um questionário estratégico

Criar uma pesquisa de desligamento não é sobre colocar diversas perguntas aleatórias e mandar para o colaborador. É preciso de estratégia.

O primeiro passo é entender quais os principais insights que você quer ter com esta pesquisa. É sobre o clima? Sobre a liderança? Ou sobre o cargo e a cultura da empresa? Ou sobre todos esses componentes?

Lembre-se também de ser direto e imparcial na criação da sua pesquisa. Criar perguntas com um direcionamento inadequado pode prejudicar os resultados.

#2 Faça com que o respondente se sinta confortável

A pesquisa de desligamento não é obrigatória. Então, cabe ao RH ou ao gestor deixar o ex-colaborador confortável em responder às perguntas.

Você pode entrar em uma reunião antes, conversar sobre a pesquisa, expor o intuito dela e mostrar que vocês buscam por sinceridade e transparência. Assegure, principalmente, da segurança das informações e confidencialidade dos dados coletados.

#3 Aplique a pesquisa no momento certo

Existe o timing perfeito para aplicar a sua pesquisa de desligamento. Porém, tudo vai depender das condições que acontecem esse desligamento.

A dica que damos, é que sua pesquisa faça parte do processo de offboarding. Ou seja, durante o processo de demissional, tenha uma etapa de pesquisas e comunique isso para o profissional.

Realizar a pesquisa logo no momento do pedido ou da comunicação da demissão podem gerar reações negativas, assim como realizá-la muito depois do offboarding, pode gerar indiferença e frustrações.

#4 Colete dados e compartilhe insights com a gestão

Se o intuito da pesquisa de desligamento é trazer insights sobre a empresa, é preciso, primeiro de tudo, coletar estes dados, entender o cenário e compartilhar com todos os gestores.

Ao coletar dados, atente-se para padrões de comportamentos e respostas que tragam questões estratégicas.

Perguntas para seu questionário de desligamento

Exemplos de perguntas gerais:

  • – Qual o motivo do seu desligamento?

  • – Existe alguma coisa que poderíamos ter feito para evitar sua saída?

  • – O que você acha que estamos fazendo certo?

  • – Suas expectativas foram atendidas durante seu tempo na empresa?

  • – O que não estamos fazendo atualmente, mas que poderíamos fazer para melhorar?

  • – Seu salário e benefícios eram adequado e dentro das suas expectativas?

  • – Você consideraria voltar a trabalhar conosco no futuro?

Exemplos de perguntas sobre o clima e cultura:

  • – Em uma escala de 0-10, como era o seu relacionamento com a sua equipe? E com seu gestor? E com o resto da empresa?

  • – Você teve suporte nos momentos em que precisou?

  • – Em uma escala de 0-10, como está a comunicação da empresa?

  • – Você acredita que aplicamos nossos valores no dia a dia?

  • – Você se sentia confortável e seguro trabalhando aqui?

  • – Você tinha liberdade e autonomia para trabalhar e se arriscar?

Exemplos de perguntas sobre reconhecimento, desenvolvimento e engajamento:

  • – Você recebeu reconhecimento pelas suas conquistas?

  • – Você sentiu que tinha espaço para crescimento na empresa?

  • – Você teve oportunidade de se desenvolver?

  • – Você recebeu a ajuda necessária para crescer profissionalmente aqui?

  • – Você recebeu algum treinamento para desempenhar bem sua função?

  • – Você recebeu feedbacks com a frequência que desejava?

Exemplos de perguntas sobre a gestão do cargo:

  • – Você acredita que estava desempenhando as tarefas do cargo que foi contratado?

  • – Você chegou a fazer alguma tarefa que não cabe ao seu cargo?

  • – Você sentiu que as tarefas atribuídas era compatíveis com seu nível de senioridade?

  • – Você acredita que o seu salário condizia com suas atribuições?

Como a Elofy pode te ajudar?

Com nossa funcionalidade de pesquisa de desligamento, você pode mapear os principais motivos de turnover da sua empresa e estruture planos de ação estratégicos. Além de tudo, você também pode entender como foi a experiência da jornada do ex-colaborador e manter uma boa marca empregadora.

E, o mais importante, você também tem acesso ao nosso analytics, que oferece inúmeros formatos de visualização de dados para diferentes contextos e níveis de complexidade de informação.

Entenda como estruturar sua pesquisa de desligamento nos seguintes artigos:

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