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Pesquisa de pulso: o que é e como aplicar na empresa
Pesquisa de pulso: o que é e como aplicar na empresa
Atualizado há mais de uma semana

Por Fernanda Carolina

Você já parou para pensar em como está a saúde mental do seu time neste momento? Qual a importância de olhar para isso? Empresas vem observando que o engajamento e a satisfação de seus funcionários são pontos que precisam de cuidado e a pesquisa de pulso pode ser um forte aliado para medir e monitorar os sentimentos dos colaboradores.

Segundo pesquisa, mais de 90% dos brasileiros estão infelizes em seus empregos e esse cenário é um grande problema para as empresas. Insatisfação leva a um alto turnover, dificuldades em manter uma boa produtividade e gerar bons resultados, entre muitos outros problemas internos.

Mas quando olhamos para o emocional das pessoas, é mais fácil enxergar e evitar problemas relacionados ao clima organizacional e performance dos funcionários.

Quando falamos em satisfação e saúde emocional, muitos gestores estão dando preferência para a pesquisa de pulso. A verdade é que essa ferramenta traz respostas mais rápidas e, consequentemente, ações no tempo proporcional.

Mas não se esqueça, um tipo de pesquisa não excluí outras possibilidades, o importante é criar estratégias eficazes para mudar ou manter a satisfação e segurança psicológica no ambiente de trabalho.

Para te ajudar a entender melhor essa ferramenta, neste artigo vamos falar um pouco mais sobre o que é a pesquisa de pulso, o porquê ela está se tornando tão cobiçada no mercado e como aplicar na empresa.

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O que é a pesquisa de pulso?

A pesquisa de pulso, também conhecida como pulse, é basicamente uma avaliação utilizada para medir e analisar como está a saúde emocional e o engajamento dos colaboradores.

O pulse também pode ser utilizado para medir outros aspectos importantes dentro da empresa, como: sentimentos em relação ao home office, treinamentos, normativas, carga de trabalho, liderança, entre outros. Dessa forma é possível ter uma visão ampla do seu time e entender os possíveis problemas na gestão de pessoas, na motivação e engajamento.

Esta pesquisa é feita de forma rápida e prática, e pode ser aplicada com a frequência que faça mais sentido para a empresa. A periodicidade pode variar entre semanal até trimestral, mas para que os resultados sejam eficientes, o ideal é que a pesquisa de pulso não seja muito espaçada.

Podemos dizer que o pulso é uma forma de gerar feedbacks com mais frequência, através de check-ins mais simples. O que é ótimo, afinal, pesquisas mostram que 77% dos colaboradores querem receber uma avaliação mais de uma vez ao ano.

É importante lembrar que a pesquisa de pulso não necessariamente medirá tópicos ou conteúdos tão específicos, mas dará uma noção geral de seus colaboradores.

Quais os benefícios da pesquisa de pulso?

Analisar seus colaboradores é essencial para tomar melhores decisões e criar estratégias para processos internos. E é por isso, que a pesquisa de pulso está se tornando popular no mercado, afinal é uma forma de entender as pessoas e suas relações com o trabalho de forma rápida e prática, possibilitando soluções eficazes para o momento.

A pesquisa de pulso é muito benéfica para as empresas, então vamos ver com mais detalhes quais são essas vantagens:

  1. Aumenta o engajamento dos colaboradores e, consequentemente, a satisfação, a produtividade e resultados financeiros.

  2. Ajuda aos gestores e profissionais de RH resolverem problemas que precisam de atenção imediata. Muitas situações precisam de cuidado momentâneo, simplesmente não dá para resolver um grande conflito daqui a 3 meses, por exemplo.

  3. É uma forma mais rápida de medir resultados de pequenas ações e melhorias na empresa.

  4. Melhora a comunicação entre líderes e liderados, quando você entende o que seus colaboradores estão sentindo, é possível melhorar a relação.

  5. Ajuda diminuir a rotatividade de colaboradores (turnover) e, ao mesmo tempo, melhora a retenção os grandes talentos.

  6. É uma forma de mostrar para seus funcionários que você se importa, que quer cuidar e dar a devida atenção para todos.

  7. Melhora o clima organizacional, pois a pesquisa de pulso também oferece insights em como otimizar o ambiente de trabalho.

  8. Mostra resultados mais eficientes para tomadas de decisões, por ser uma pesquisa rápida e prática, a taxa de respostas tende a ser maior. Além de que com a automatização do pulse, a coleta de dados se torna constante, gerando um volume interessante para análises.

Pesquisa de pulso e pesquisa de clima, qual a diferença?

Muitos confundem a pesquisa de clima organizacional com a pesquisa de pulso, mesmo que ambas as ferramentas sejam usadas em prol da satisfação e engajamento dos colaboradores, são conceitos diferentes.

A pesquisa de clima é feita para entender o clima organizacional da empresa em geral, ou seja, o que os funcionários acham do ambiente de trabalho. Essa avaliação mapeia questões como a satisfação com o trabalho, a eficiência das lideranças, a cultura, missão e valores.

Já a pesquisa de pulso, assim como falamos acima, é muito prática e, normalmente, acontece várias vezes ao ano. Ela aborda questões mais específicas relacionadas a satisfação com a empresa, que precisam de um olhar imediato. Também é possível usar essa avaliação para monitorar os sentimentos e saúde emocional dos colaboradores.

Como aplicar a pesquisa de pulso?

Que a pesquisa de pulso é super importante na empresa, nós já sabemos, certo? Mas como aplicar, de fato, essa ferramenta? É o que o vamos explorar agora.

#1 Estabeleça um objetivo e questões

O primeiro passo é focar em estabelecer um objetivo claro e relevante. Pergunte-se o que é importante mensurar com essa pesquisa, quais os tópicos essenciais que precisam ser analisados para o momento da empresa. E a partir daí, você consegue construir questões, se necessário, para sua pesquisa.

Uma dica é que o RH sempre trabalhe com líderes das principais áreas da empresa, e, juntos, pensem no que é importante avaliar com essa pesquisa, um brainstorming vai ajudar a melhorar os resultados do pulso.

Caso você decida trabalhar com questionários específicos no pulso, este é momento de montá-las. Também é importante que você crie perguntas que condizem com seus objetivos, para assim estruturar sua pesquisa.

Normalmente, é indicado criar um questionário com no máximo 7 perguntas, sendo 3, o ideal. Lembre-se também que estas perguntas precisam ser curtas, simples e fácies de obter resposta.

#2 Garanta o anonimato

É muito importante que a pesquisa de pulso não mostre quem deu uma resposta específica. Muitas pessoas podem se sentir incomodadas em responder esse tipo de avaliação, por isso, o anonimato vai ajudar a trazer mais segurança e confiança para seus colaboradores.

Ao deixar seu time à vontade para mostrar seus reais sentimentos, também é possível obter respostas muito mais condizentes com a realidade da empresa, facilitando uma tomada de decisões mais assertivas e eficientes.

#3 Analise os dados com cuidado e tome decisões

O intuito de ter uma pesquisa como esta, é usar de seus resultados para tomar decisões assertivas e rápidas. Então, após criar toda a pesquisa de pulso anonima e segura, é hora de receber os dados e analisá-los. Lembre-se sempre que, o quanto mais claro seus objetivos, mais fácil vai ficar de ver os resultados.

O importante dessa etapa é entender esses dados, ver como anda o nível de satisfação dos seus funcionários e criar estratégias para mudar ou manter o cenário em que sua empresa se encontra.

#4 Seja transparente

Uma boa prática é compartilhar os dados e as decisões tomadas a partir da pesquisa de pulso para seu time. Isso ajuda a melhorar os relacionamentos da empresa, além de criar um ambiente de confiança.

A transparência é essencial para a efetividade da pesquisa, uma vez que seus colaboradores se sintam ouvidos e observem as mudanças, mais sinceros e abertos eles serão nas próximas.

Como a Elofy pode te ajudar na pesquisa de pulso?

A Elofy tem a funcionalidade de pesquisa de pulso automática para te ajudar nessa missão. Além de ser possível automatizar a frequência de envio e definir o número de perguntas por pulso, ela traz a possibilidade de anonimato para garantir a segurança da pesquisa.

O pulse da Elofy também conta com um template de pulso de engajamento e um banco com 100 perguntas, desenvolvidas por especialistas da área, que te ajudará a desenvolver as primeiras pesquisas na sua empresa.

Por fim, você também conta com um analytics de pulso com todas as informações relevantes para a tomada de decisão do RH e gestores.

Entenda como estruturar sua pesquisa de pulso nos seguintes artigos:

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