Todas as coleções
Conversas 1-1s
Guia completo dos 1-1s
Quais os benefícios das reuniões 1-1s?
Quais os benefícios das reuniões 1-1s?
Atualizado há mais de uma semana

Sabemos que a 1-1 é uma ferramenta muito cobiçada pelas grandes empresas e gestores. E antes de falar sobre como gerir uma reunião eficiente, que dê resultado, vamos entender o porquê a one-on-one é tão benéfica e importante para sua equipe.

Segundo pesquisa feita com colaboradores de empresas que já usam 1-1s, 75% dos líderes sentem que seus liderados saem da reunião 1-1 mais motivados do que antes, já 58% dos funcionários afiram que, de fato, saem estimulados e animados com a conversa. O mais interessante é que os profissionais entrevistados relatam o porquê se sentem motivados após uma one-on-one, os motivos mais recorrentes são:

  • Alguns se sentem mais próximos de seus gerentes e da organização em geral.

  • Outros relatam a oportunidade de dar e receber feedbacks.

  • E por fim, alguns sentem que conseguem ser mais bem sucedidos em seus trabalhos.

Sim, as reuniões 1-1 trazem grandes resultados para a empresa, como podemos ver com a pesquisa acima. Mas, além destes, essa ferramenta também traz muitos outros benefícios, tais como:

#1 Aumenta a performance

Como vimos acima, as one-on-ones, quando bem estruturadas, melhoram a motivação dos colaboradores, impactando diretamente a performance e engajamento da equipe. Isso acontece porque essa ferramenta alinha demandas, expectativas, guia os profissionais em seus trabalhos e ainda mostra o quanto a empresa valoriza cada funcionário.

A alta performance e motivação também são portas abertas para melhorar o clima organizacional, diminuir o turnover e assim reter grandes talentos. Mas para que isso aconteça, é preciso manter uma constância nas conversas, de nada adianta fazer uma 1-1 uma vez no ano e esperar que haja grandes melhorias.

#2 Impulsiona o desenvolvimento

Os profissionais estão cada vez mais valorizando o crescimento e desenvolvimento no trabalho. Com reuniões 1-1s constantes e eficientes, é possível conversar sobre as expectativas da empresa e mostrar para o colaborador como construir uma carreira, quais as possibilidades de crescimento e ainda criar um plano de ação para que esse profissional se desenvolva.

#3 Ajuda no feedback contínuo

Quanto o gestor mantém uma constância boa com a reunião one-on-one, é possível manter uma rotina de feedbacks com maior frequência. A verdade é que, o feedback contínuo é outra funcionalidade essencial para motivar e incentivar os funcionários, criar conexões mais fortes entre a equipe, melhorar a performance e melhorar a cultura organizacional. Juntas, ambas as ferramentas podem transformar os resultados das empresas.

#4 Aumenta a confiança dos colaboradores

A conversa 1-1 é um momento em que os profissionais têm para ir além do trabalho, e também entrar em assuntos mais pessoais. Isso é ótimo, pois além de se uma forma de conhecer o funcionário, de entender suas dores e problemas que podem afetar o dia a dia de trabalho, e melhorar o convívio entre eles.

Aprimorar os relacionamentos no ambiente de trabalho é uma forma de aumentar a confiança dos colaboradores com seus líderes e, consequentemente, com a empresa. Aliás, uma pesquisa de Harvard Business diz que líderes inovadores estão investindo em construir ambientes mais seguros para seus colaboradores, afinal, confiança gera melhores performance.


Descubra dicas exclusivas e insights poderosos para impulsionar o RH da sua empresa! Acesse agora mesmo o nosso blog e fique por dentro das últimas tendências.

Respondeu à sua pergunta?