Todas as coleções
Pesquisas
Pesquisa Padrão e Enquetes
Como criar uma Pesquisa Padrão e/ou uma Enquete
Como criar uma Pesquisa Padrão e/ou uma Enquete

Neste artigo, você aprenderá a criar uma Pesquisa Padrão e/ou uma Enquete no Elofy. Chega mais!

Atualizado há mais de uma semana

Este artigo é voltado para os usuários do tipo Administrador. A diferença entre esses perfis se refere ao nível de acesso à visualização e edição das informações: minha visão, meu time ou empresa. Importante: Para entender mais sobre perfis de acesso, clique AQUI e realize a leitura do artigo sobre perfis de acesso. 

Perfil Administrador

Acesse pesquisas, em: configurações > perfis > administrador > aba pesquisas > pesquisas. Em seguida, ative as opções "visualiza e edita" para usuários de toda a empresa:


A Pesquisa Padrão é utilizada para análise de cenários mais extensos e completos, como por exemplo, a Pesquisa de Clima, que visa coletar informações dos colaboradores para estabelecer ações acerca do clima organizacional. Já a Enquete é utilizada para pesquisas rápidas, cujas respostas também devem ser rápidas, visando a tomada de decisões específicas. 

O processo para a criação dos dois tipos de pesquisa é o mesmo.

Para criar uma pesquisa padrão e/ou uma enquete, é importante ter um questionário elaborado e disponível para ser utilizado. Para saber como criá-lo, clique AQUI. O processo de criação é o mesmo para ambas as pesquisas, apenas o que diferencia é a forma de apresentação para os colaboradores.

Sendo assim, veja como funciona, conforme o passo a passo abaixo!

Passo 01

Acesse Pesquisas > Pesquisas.

Passo 02

Na tela pesquisas, clique no botão + Nova pesquisa.

Passo 03

Em seguida, preencha os campos necessários para criação da pesquisa padrão ou enquete, conforme informações registradas a seguir.

Informações básicas: Informe o nome e o objetivo da pesquisa.

  1. Nome da pesquisa (obrigatório): insira o nome da pesquisa, que será mostrado para os respondentes no campo "Pendências", na tela "Minha Visão".

  2. Objetivo (opcional): descreva a finalidade da pesquisa, que será mostrada logo abaixo do nome da pesquisa. Observação: o campo objetivo não funciona para pesquisa do tipo enquete.


Configuração: preencha os campos identificados abaixo, de 1 a 9, para configurar a pesquisa.

  1. Tipo (obrigatório): selecione a pesquisa que será criada: "Pesquisa Padrão" ou "Enquete".

  2. Questionário (obrigatório): escolha o questionário que deverá ser utilizado, de acordo com o tipo da pesquisa: "Pesquisa padrão" ou "Enquete".

  3. Data de início (obrigatório): selecione a data de ativação da pesquisa.

  4. Hora de início (obrigatório): escolha a hora de ativação da pesquisa.

  5. Data de fim (obrigatório): selecione a data de finalização da pesquisa.

  6. Hora de fim (obrigatório): escolha a hora de finalização da pesquisa.

  7. Habilitar pesquisa anônima (opcional): defina se os respondentes da pesquisa serão anônimos ou não, habilitando ou desabilitando o botão.

  8. Ocultar dados de etapas com menos de 3 respostas (opcional): defina se as respostas da pesquisa serão ocultadas se menos de três colaboradores dos times/equipes/áreas responderam, habilitando o botão. Essa medida visa preservar o anonimato das respostas, especialmente nos casos em que os times/equipes/áreas tenham menos de três colaboradores.

  9. Situação do status da pesquisa: selecione "Ativa" ou "Inativa" para indicar o status da pesquisa criada.

Importante: ao definir pelo anonimato das respostas da pesquisa:

  • Apenas as respostas serão visualizadas. Ou seja, os nomes dos respondentes serão substituídos pela palavra "Anônimo".

  • Na tela em que a pesquisa será respondida haverá uma sinalização, no cabeçalho da página, para reforçar aos respondentes que estão participando de uma pesquisa anônima.

  • Haverá uma sinalização para os respondentes da pesquisa, em pendências, na tela "Minha Visão", reforçando sobre o anonimato.


Selecionar público (obrigatório): agora, defina o público-alvo da pesquisa padrão ou enquete. Indique se todos os colaboradores da empresa serão os respondentes da pesquisa ou se um público específico será escolhido para respondê-la, conforme informações abaixo. Observação: novos colaboradores só podem ser incluídos como público-alvo da pesquisa até a data final. 

  • Filtros adicionar Público: selecione o público-alvo da pesquisa, a partir dos filtros disponíveis: Usuários, Cargos, Tipos de Cargo, Nível de Responsabilidade, Gestor e/ou Times.

  • É possível adicionar públicos de mais de um time

  • Os usuários filtrados irão para a lista de "não selecionados", para incluí-los em "selecionados", basta clicar em "+adicionar todos os usuários" após escolher os filtros.

Observação: no campo "Colunas adicionais", você poderá escolher as colunas "Tipo de Cargo" e/ou "Nível de Responsabilidade" para que sejam apresentadas na tela de seleção do público-alvo da pesquisa padrão ou enquete.

  • Adicionar, individualmente, o público-alvo à pesquisa: selecione, individualmente, o público-alvo que responderá a pesquisa, a partir do campo Buscar ou apenas clicando no "+". Confira:

  • Adicionar, em massa, o público-alvo à pesquisa: clique no botão "+ Adicionar todos os usuários" para incluir todos os colaboradores ativos na Elofy, mostrados na tela.

  • Excluir, individualmente ou em massa, colaboradores da pesquisa: clique no ícone da lixeira para excluir, individualmente, os colaboradores da pesquisa ou no botão "Remover todos os usuários" para realizar a exclusão em massa. Observação: se a pesquisa não for anônima, a exclusão de colaboradores poderá ser realizada até a data final, se o status estiver como pendente. Caso o status da pesquisa esteja concluído, a exclusão não será permitida. 

Importante: ao clicar na lixeira ou no botão "Remover todos os usuários", visando excluir qualquer colaborador como público-alvo da pesquisa, caso a opção para tornar os respondentes anônimos esteja habilitada, será mostrada mensagem de alerta sobre a exclusão definitiva das informações (colaborador + respostas).


Notificações (opcional): configure o disparo de e-mail para os respondentes da pesquisa que ainda não responderam, a partir da quantidade escolhida de dias, antes de finalizar a pesquisa.


Mensagem (opcional): habilite o botão para redigir uma mensagem personalizada sobre o lançamento da pesquisa padrão ou enquete. Dessa forma, na data de início da pesquisa, o público-alvo receberá a mensagem personalizada.

Em seguida, após finalizar a configuração da pesquisa padrão ou enquete, basta clicar em "Salvar".

Importante:

  • A pesquisa padrão criada será mostrada em "Pendências", na tela "Minha Visão" dos colaboradores selecionados como público-alvo.

  • Já a enquete criada, ficará visível como destaque, acima das "Pendências", na tela "Minha Visão" dos colaboradores selecionados como público-alvo.


Pronto! 

Agora você já sabe como criar uma pesquisa padrão ou enquete.

Se alguma dúvida não tiver sido esclarecida, entre em contato conosco. Faremos questão de ajudar você da melhor maneira possível. 😃

Respondeu à sua pergunta?