Passar para o conteúdo principal

Como criar um questionário de Devolutiva de avaliação de desempenho

Antes de configurar uma devolutiva, você precisa criar um questionário. Veja como:

💁🏽 A criação do questionário só é permitida para usuários com perfil de administrador. Saiba mais sobre perfis, clicando aqui.

A Devolutiva de Avaliação (Youtime) permite ao gestor enviar uma devolutiva formal da avaliação de desempenho para o colaborador, diretamente pela plataforma.

Mas para realizar a configuração da devolutiva, é necessário, antes criar um questionário de devolutiva. Veja como:

Passo 01 - Acesso

Acesse configurações > funcionalidades > geral > questionários:

Passo 02 - Criar questionário

Na tela de questionários, clique em "+ criar questionário":

Passo 03 - Informações de questionários

Preencha as seguintes informações:

  1. Nome do questionário: Escolha um nome para o seu questionário;

  2. Tipo: Selecione o tipo "YouTime"/Devolutiva da avaliação;

  3. Status: Selecione a opção "ativo". Caso deseje posteriormente desativá-lo, é só buscar pelo nome do seu questionário, clicar em editar e mudar o status para "não".

Passo 04 - Questionário - configurações iniciais

Na seção Questões, clique em + Adicionar questão para incluir as perguntas do questionário. Para cada questão, preencha as seguintes informações:

  • Tipo de pergunta: para o questionário do tipo devolutiva, temos apenas o tipo Qualitativa disponível, para respostas em texto livre.

  • Categoria de pergunta: selecione a categoria à qual a pergunta pertence. Você pode escolher entre as categorias já cadastradas na plataforma, incluindo as categorias nativas da Elofy como Engajamento, Segurança Psicológica, Crescimento pessoal, Alinhamento, Feedback e Embaixadorismo, ou criar uma nova categoria clicando no + ao lado do campo.

  • Criando a categoria da pergunta, ao clicar no +, basta escrever a nova categoria e clicar em salvar. Assim, você já poderá utilizá-la:

Passo 05 - Questionário - configurações das perguntas

Depois, você precisa escrever o enunciado da pergunta que será exibida para o gestor no momento do envio da devolutiva.

Já na descrição, o campo opcional para adicionar um complemento ou orientação sobre a pergunta. Limite de 900 caracteres.

Em obrigatório, marque essa opção caso a pergunta precise ser respondida obrigatoriamente antes do envio da devolutiva:

💡 As perguntas e opções podem ser reordenadas arrastando os itens na lista. Para adicionar mais questões, clique novamente em + Adicionar questão.

Para excluir uma questão, clique no ícone de lixeira no canto superior direito da questão:

Passo 06 - Salvar

Para finalizar a criação do questionário, clique em Salvar.


Pronto!

Agora você já sabe como criar um questionário para Devolutiva de avaliação :)

O que achou do artigo? Clique no emoji que melhor representa sua opinião 👇

Respondeu à sua pergunta?