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FAQ: Roadmap e cadastro de melhorias

Tudo o que você precisa saber para participar da evolução do produto

Atualizado há mais de uma semana

Na Elofy, colocamos o cliente no centro da evolução do produto através de uma ferramenta que lhe torna corresponsável pelo nosso futuro. Tenha visibilidade sobre o roadmap, cadastre e vote nas ideias compartilhadas pela nossa comunidade que você deseja ver no produto.

Onde eu faço o cadastramento de ideias de melhoria para o produto?

Você pode acessar a opção de Sugerir uma ideia clicando no ícone de lâmpada presente no menu do Elofy ou clicar aqui e depois no botão Cadastrar uma nova ideia. Se por acaso não tiver o acesso disponível, entre em contato com o suporte via chat.

Quem pode acessar o roadmap e cadastrar ideias de melhorias?

Neste momento, apenas usuários-chaves da plataforma visualizam o ícone de lâmpada e possuem permissão para acessar, visualizar o roadmap, cadastrar e votar em ideias de terceiros. Caso deseje conceder o acesso para stakeholders da sua empresa, entre contato com o suporte via chat e indique o nome dos usuários.

Quem pode visualizar minhas ideias de melhorias?

Os colaboradores da Elofy, todos os usuários classificados como usuários-chaves de cada um de nossos clientes e stakeholders solicitados pelos usuários-chaves.

Por que devo cadastrar uma ideia de melhoria?

Cadastrar uma ideia de melhoria é uma oportunidade valiosa para você comunicar não só para a Elofy, mas para toda comunidade de clientes quais as suas necessidades de negócio. Se outros clientes sentirem as mesmas necessidades que você, sua ideia de melhoria receberá votos. Quanto maior a quantidade de votos, maior a chance da sua ideia ser priorizada e o produto evoluir para atender as suas necessidades.

Por que devo votar em uma melhoria?

Votar nas ideias de melhorias de outros usuários é uma oportunidade valiosa para você comunicar quais ideias gerariam mais valor para o seu dia a dia. Quantos mais votos uma ideia possuir, maiores as chances de ela ser priorizada e você se beneficiar com isso.

Quem deve cadastrar a ideia de melhoria: eu ou o atendimento da minha conta?

Se você cadastrar a melhoria, será automaticamente alinhado por e-mail sempre que houver alguma atualização ou mudança de status da sua ideia. Se você pedir para o atendimento cadastrar, você perde a possibilidade de ser atualizado automaticamente sobre as eventuais atualizações no status da sua ideia. Nesse sentido, recomendamos fortemente que você cadastre suas ideias de melhorias com o seu usuário.

Uma ideia cadastrada se torna automaticamente visível para outros usuários?

Neste primeiro momento, optamos por ativar um processo intermediário de moderação do cadastro de ideias. O objetivo principal é a equipe de produto revisar o cadastro e orientar o autor caso sinta que o cadastro precisa de mais dados para melhor entendimento da comunidade de clientes.

Como fazer minha ideia de melhoria ganhar votos?

Seja convincente, é muito possível que sua necessidade seja comum a vários clientes da Elofy. Escreva um título claro e objetivo, detalhe bem a descrição da ideia e, se necessário, compartilhe referências ou anexos que ajudem a ilustrar a sua ideia. Quanto mais completo for o seu cadastro, mais ele vai chamar a atenção de outros clientes que possuem a mesma necessidade que você.

Se a minha ideia de melhoria tiver muitos votos é garantia que será priorizada?

Uma ideia de melhoria passa por uma análise que leva em consideração o alinhamento com a estratégia da empresa, assim como a capacidade de gerar valor para o negócio e nossos usuários. Nesse sentido, é possível que uma ideia tenha muitos votos, mas não se conecte à estratégia da empresa naquele momento.

O que significa cada um dos status das melhorias?

Revisão - Toda nova ideia cadastrada é classificada com esse status. Significa que a ideia está aguardando o recebimento de votos ou evidências de pesquisas que justifiquem sua priorização. É possível que a ideia fique muito tempo nesse status até ganhar relevância ou evidências que justifiquem a mudança de status.

Planejado - A ideia foi priorizada e seu desenvolvimento foi confirmado para determinado trimestre do ano.

Em progresso - A ideia está em desenvolvimento pelo time de produto da Elofy.

Finalizado - A melhoria foi desenvolvida e está disponível em produção para os clientes.

Rejeitado - São ideias que são automaticamente rejeitadas por divergirem em alinhamento estratégico com o futuro do produto.

Vou ter algum retorno sobre a minha ideia de melhoria?

Todas as ideias de melhorias cadastradas são classificadas com o status “Em revisão”, partindo deste ponto existem dois caminhos possíveis:

1) Se ela estiver em divergência com o roadmap, ela poderá ser recusada. Neste caso, você é notificado(a) sobre o motivo da recusa.

2) Se a melhoria tiver um número relevante de votos ou tiver evidências que suportem sua priorização, ela pode ir para o status “Planejado”. Neste caso, você é notificado sobre a mudança de status e poderá ter uma ideia do quarter que a melhoria está estimada.

No entanto, é importante alinhar que a maioria das ideias de melhorias não segue nenhum dos dois fluxos. Ou seja, elas não divergem do roadmap para serem recusadas, mas também não possuem relevância ou evidências suficientes para serem priorizadas.

Nesse caso, é possível que você não tenha nenhum retorno até que sua ideia ganhe a relevância necessária para mudar de status, seja através de votos ou pesquisas realizadas pela Elofy para identificar oportunidades que irão gerar o máximo de valor para nossa base de clientes.

Posso programar meus processos internos de acordo com o calendário de lançamento das melhorias?

Embora o roadmap represente um planejamento das entregas de produto para o ano, não está imune a mudanças na estratégia ou eventuais imprevistos. Portanto, não sugerimos que você utilize as estimativas de entrega para iniciar algum processo importante da sua empresa.

O que acontece se minha ideia de melhoria for recusada?

Você recebe uma notificação com um contexto do motivo pelo qual estamos recusando seu pedido. As ideias recusadas não são visíveis por parte dos outros usuários, isso significa que apenas você tem visibilidade sobre uma ideia recusada.

Com que frequência é realizada uma revisão do roadmap?

O roadmap é gerenciado de forma contínua, portanto ele pode ser atualizado a qualquer momento. No entanto, a cada final de trimestre é realizada uma revisão aprofundada com base nas ideias sugeridas no último trimestre.

Não estou vendo minhas ideias de melhorias antigas, onde acesso elas?

Como o processo de cadastramento de melhorias anterior era privado, optamos por não migrar ideias de melhorias, exceto aquelas incorporada pelo nosso roadmap.

Mas não se preocupe, todas as ideias de melhorias cadastradas seguem na nossa base de dados e são revisadas trimestralmente para a identificação de novas oportunidades de evolução do produto.

Caso você deseje, poderá solicitar via suporte do chat o histórico dos seus pedidos de melhorias e fazer o cadastramento das ideias que deseja tornar públicas e possíveis de serem votadas por outros usuários na nova ferramenta.

Gostaria de falar com o time de produto sobre algumas das minhas ideias de melhorias, é possível?

Com certeza! Fique à vontade para agendar uma reunião com a equipe de produto sempre que sentir necessidade através do chat da plataforma. Será um prazer conversar, coletar feedbacks e evoluir juntos.

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