Todas as coleções
Pesquisas
Tipos de pesquisa dentro do Elofy
Tipos de pesquisa dentro do Elofy

Conheça todos os tipos de pesquisas existentes dentro do Elofy e como configurá-los!

Atualizado há mais de uma semana

Existem no Elofy, 06 tipos diferentes de pesquisas que podem ser criadas.

Este artigo é voltado para os usuários dos tipos administradores. A criação de pesquisas dentro do Elofy está restrita aos usuários com perfil de administrador, para saber mais clique aqui.

Para isso, acesse em Configurações>Perfis> Administrador > Editar ✏️>Aba Pesquisas.

Na tela, ative as opções "visualiza" e "edita" para toda a empresa e depois salve.

Depois de ativar, basta clicar em uma das opções abaixo e ir direto para a pesquisa desejada.

1 - Enquetes

As enquetes são, geralmente, pesquisas rápidas e curtas para aplicar com seus colaboradores. São utilizadas questões de rating, NPS ou escolha única.

No Elofy, elas ficarão visíveis com destaque na página inicial de cada colaborador. Confira no modelo abaixo:

Após responder todas as perguntas da enquete, o banner azul com as perguntas irá sair do perfil, confira:

Saiba como criar uma enquete, clicando aqui.

2 - Pesquisa Padrão

Este modelo é o mais utilizado e mais versátil dentro da plataforma. Você pode criar suas pesquisas de clima, de engajamento ou sobre qualquer outro assunto. É possível utilizar os seguintes tipos de questões: escolha única, qualitativa, rating, NPS ou escala de opinião.

No Elofy, elas aparecerão nas "Pendências" do perfil de cada colaborador. Confira o exemplo abaixo:

Para responder, irá abrir uma nova janela com a folha de perguntas. Como o exemplo abaixo:

Depois de respondidas todas as perguntas e enviada a pesquisa, a pendência também irá sair do perfil do usuário.

Saiba como criar uma pesquisa padrão, clicando aqui.

3 - Pesquisa Temporal

As pesquisas temporais são muito utilizadas para pesquisas de onboarding ou de finalização de períodos na empresa. É possível utilizar os seguintes tipos de questões: escolha única, qualitativa, rating, NPS ou escala de opinião.

Na sua configuração é necessário informar o "tempo de empresa", contado a partir da data de admissão que está no cadastro do usuário para liberação da pesquisa. Por exemplo, se desejamos que após uma semana de empresa, a pessoa receba o convite para responder à pesquisa, devemos informar o valor 7 dias.

Também é possível criar pesquisas temporais específicas para cada time dentro da sua empresa, ou seja, além do critério tempo de empresa, pode haver uma pesquisa para colaboradores que entraram apenas para o time de marketing, por exemplo.

Além disso, é possível selecionar se ela será respondida apenas pela pessoa, também pelo seu gestor ou até por pares (que serão escolhidos pelo seu gestor). E é possível escolher diferentes questionários para cada um.

As pesquisas temporais ficarão visíveis no perfil, automaticamente, no mesmo modelo que as pesquisas padrão.

É válido ressaltar que é possível rejeitar responder uma pesquisa temporal deixando uma justificativa. Com isso, a opção de responder sumirá da tela "minha visão".

Saiba como criar uma pesquisa temporal, clicando aqui.

4 - Pesquisa de Pulso

A pesquisa de pulso possui o diferencial da automatização da sua frequência, ou seja, é possível definir quantas vezes ela acontecerá para os colaboradores, podendo ser: diária, semanal, quinzenal ou mensal.

Além disso, é possível definir o número de perguntas por pulso e escolher o público-alvo para que ela aconteça apenas para alguns times específicos da sua empresa.

Outro grande diferencial é o banco de perguntas que contém 100 perguntas, desenvolvidas por um especialista da metodologia, divididas em 10 categorias: engajamento, segurança psicológica, crescimento pessoal, alinhamento, feedback, inovação, embaixadorismo, felicidade, relacionamento e satisfação.

Elas são muito utilizadas para medir o "pulso" dos colaboradores em relação a alguma questão específica. Neste modelo, é possível utilizar o tipo de questão "escala de opinião", criando pulsos do zero, utilizando o banco de perguntas ou o template de pulso de engajamento, desenvolvido pela Elofy.

As pesquisas de pulso ficarão visíveis no perfil, automaticamente, no mesmo modelo que as pesquisas padrão.

Saiba como criar uma pesquisa de pulso, clicando aqui.

5 - Pesquisa de Desligamento

A pesquisa de desligamento é um recurso importante para gerar dados relevantes sobre a cultura empresarial e também de melhoria de processos da organização.

Além disso, a entrevista de desligamento ainda ajuda a estabelecer uma cultura voltada para o diálogo, que pode contribuir para baixar a taxa de desligamento, já que os colaboradores passarão a perceber que a empresa valoriza a opinião das pessoas que fazem parte dela.

Com ela, é possível utilizar as questões dos tipos "escolha única, qualitativa, NPS ou rating" e o seu envio pode acontecer dentro da plataforma, caso o colaborador ainda esteja ativo, ou por link externo, a partir do e-mail.

Saiba como criar uma pesquisa de desligamento, clicando aqui.

6 - Termômetro de Sentimentos

A simplicidade é um diferencial deste tipo de pesquisa. O maior benefício é o mapeamento dos sentimentos dos colaboradores de sua empresa com mais agilidade.

Os principais benefícios da Pesquisa de Termômetro de Sentimentos são:

  1. A clareza dos sentimentos destacados

  2. O pouco tempo gasto para o preenchimento

  3. A simples compilação de dados

Trata-se de uma pesquisa diária que aparece todos os dias para os colaboradores na tela de "minha visão". Podendo ser anônima ou não.

Após marcar o sentimento, ainda é possível escolher qual o motivo influenciou a resposta: trabalho, saúde/bem estar, autoconhecimento etc e detalhar mais sobre escrevendo na caixa de texto disponível.

Saiba mais sobre o termômetro de sentimentos, clicando aqui.



Pronto!

Agora você já conhece todos os tipos de pesquisa disponíveis no Elofy! 

Se alguma dúvida não tiver sido esclarecida, entre em contato conosco. Faremos questão de ajudar você da melhor maneira possível. 

Respondeu à sua pergunta?