🙋 Este artigo é voltado para os usuários dos tipos administradores. Para saber mais sobre perfis de acesso, clique aqui.
Após enviada uma pesquisa temporal, é possível acompanhar seus resultados, bem como exportar e compartilhar seus resultados.
Dividimos este artigos em 05 seções principais, clique no assunto que deseja saber mais:
1. Acessando o relatório da pesquisa temporal e filtros
Clique em Pesquisas > Pesquisas.
Filtre pelo tipo "pesquisa temporal" para facilitar sua busca:
Na pesquisa desejada, clique em no ícone 📋 "relatório":
Uma página contendo o relatório da pesquisa irá se abrir.
Você pode filtrar as informações do relatório de diversas maneiras:
a) Avaliador: filtre apenas pelo avaliador da pesquisa
b) Avaliado: filtre apenas pelo avaliado da pesquisa
c) Gestor: visualize as respostas dos liderados de cada gestor
d) Categoria: filtre as respostas pelas categorias associadas a grupos de perguntas nos questionários
e) Pergunta: filtre uma ou mais perguntas para visualizar os resultados
f) Times: filtre pelas equipes que compõem sua empresa. Exemplo: comercial, marketing, tecnologia, financeiro etc. Dentro desse filtro, você pode ainda localizar os times a partir de suas respectivas hierarquias, por exemplo, o time de Produto é acima hierarquicamente de Product Design e Product Marketing. Com o switch dentro desse filtro, você consegue visualizar também os subtimes, refinando ainda mais a sua filtragem.
g) Nível de responsabilidade: diferencie entre os diferentes níveis hierárquicos cadastrados na tela de usuários
h) Tags: filtre por tags específicas que você cadastrou previamente
2. Resultados de todos os tipos de perguntas
Na área de relatório, teremos os resultados de todos os tipos de perguntas que foram criadas. Elas estão divididas por abas. Abaixo, você confere cada um dos tipos de relatórios existentes:
➡️ Aba de Perguntas Quantitativas
Nesta aba, você encontrará os analytics para questões de escala de opinião, NPS, rating e escolha única:
a) Escala de Opinião e Rating:
A escala de opinião é o tipo de questão que possui escalas de pontos de favorabilidade e o rating é o tipo de questão que pode ter réguas com emojis, corações ou estrelas.
Para ambos os tipos, as perguntas são apresentadas por agrupamento de categoria, ou seja, se dentro do questionário existir a categoria "relacionamento", as perguntas deste tipo serão apresentadas em conjuntos.
Além disso, elas contém os seguintes dados: o texto da questão, a quantidade total de respostas registradas, a escala usada e a média final, de acordo com a régua utilizada.
Ao passar o mouse sobre a régua, conforme imagem abaixo, você terá acesso a outros dados bem importantes dentro de cada ponto da régua, sendo eles:
Quantidade total de respostas daquele ponto específico da régua;
A porcentagem de distribuição do ponto, em relação aos demais da régua;
A média do ponto, em relação aos demais pontos do agrupamento por cor;
Distribuição de cores: Abaixo, você encontrará a representação de cores correspondente às quatro escalas utilizadas. As cores estão dispostas de forma que, à esquerda, estão as respostas menos favoráveis, enquanto à direita estão as respostas mais favoráveis. É importante seguir esse padrão ao criar o questionário para facilitar na compreensão dos dados.
Escala 4 | Escala 5 | Escala 7 | Escala 10 |
Ponto 1 (vermelho principal) Ponto 2 (amarelo principal) Ponto 3 (verde mais claro) Ponto 4 (verde principal) | Ponto 1 (vermelho principal) Ponto 2 (amarelo mais escuro) Ponto 3 (amarelo principal) Ponto 4 (verde mais claro) Ponto 5 (verde principal) | Ponto 1 (vermelho mais escuro) Ponto 2 (vermelho mais claro) Ponto 3 (amarelo mais escuro) Ponto 4 (amarelo principal) Ponto 5 (verde mais claro) Ponto 6 (verde claro) Ponto 7 (verde principal) | Ponto 1 (vermelho mais escuro) Ponto 2 : (vermelho mais claro) Ponto 3 (laranja mais escuro) Ponto 4 (laranja mais claro) Ponto 5 (amarelo mais escuro) Ponto 6 : (amarelo principal) Ponto 7 (verde claríssimo) Ponto 8 (verde mais claro) Ponto 9 (verde claro) Ponto 10 (verde principal) |
b) Questões NPS:
São perguntas voltadas para medir a satisfação dos colaboradores dentro da empresa, com o objetivo de identificar os promotores, neutros e detratores da cultura da organização:
Cálculo NPS: (% PROMOTORES ➖ % DETRATORES)
🟢 Promotores: O grupo mais satisfeito com a empresa e que atua como fortalecedores da cultura interna.
🟡 Neutros: O grupo dos que não auxiliam na promoção da cultura, mas também não a prejudicam.
🔴Detratores: O grupo mais insatisfeito e que pode afetar a reputação da empresa, como marca empregadora.
Lembrando que para NPS a lógica da distribuição de detratores, neutros e promotores, varia de acordo com o tamanho da régua utilizada:
NPS 0-5 | NPS 1-5 | NPS 0-10 | NPS 1-10 |
0,1,2,3 [Detratores] 4 [Neutros] 5 [Promotores] | 1,2,3 [Detratores] 4 [Neutros] 5 [Promotores] | 0,1,2,3,4,5,6 [Detratores] 7,8 [Neutros] 9,10 [Promotores] | 1,2,3,4,5,6 [Detratores] 7,8 [Neutros] 9,10 [Promotores] |
Sabendo disto, é importante observar que assim como no caso anterior, as questões são apresentadas agrupadas por categoria e contém informações como: texto da questão, quantidade de respostas, escala utilizada e a média geral do NPS para cada pergunta:
Ademais, ao passar o mouse sobre a régua, conforme imagem abaixo, você terá acesso a outros dados bem importantes dentro de cada ponto da régua, sendo eles:
Quantidade total de respostas daquele ponto específico da régua;
A porcentagem de respondentes do ponto da régua;
E a porcentagem de distribuição de respostas dos demais pontos da régua.
c) Escolha única:
São perguntas, em que os colaboradores podem escolher uma opção dentre as alternativas apresentadas.
Para o gráfico deste tipo de pergunta, você também visualiza as questões agrupadas por categoria, contendo informações como: texto da questão, quantidade total de respostas e escala utilizada (no caso, quantas alternativas a pergunta possui - ex: alternativas A e B = escala 2).
Ao passar o mouse sobre a régua, conforme imagem abaixo, você terá acesso a outros dados bem importantes dentro de cada ponto alternativa da pergunta, sendo eles:
Quantidade total de respostas daquela alternativa específica;
E o resultado da divisão entre total respondentes da alternativa e o total de respondentes de todas alternativas, isto é, a porcentagem de distribuição.
➡️ Aba de Questões de Escolha Única
Nesta aba, você encontra as perguntas quantitativas (da primeira aba - escala de opinião e escolha única), mas em gráficos no formato risca, conforme imagem abaixo:
No gráfico de rosca, é possível visualizar a porcentagem geral de cada uma das opções de resposta. Já o gráfico de barras exibe a distribuição por time, permitindo uma comparação fácil entre as percepções de cada equipe. é possível observar também que para questões do tipo Escala de opinião o padrão de cores segue o mesmo da primeira aba.
➡️ Aba de Questões Qualitativas
Logo após, vem a aba com as perguntas qualitativas, ou seja, as perguntas com respostas abertas dos colaboradores.
Elas são apresentadas trazendo a categoria e o texto da pergunta, bem como a resposta de cada usuário. Caso a pesquisa tenha sido anônima, não serão apresentados os nomes dos respondentes:
➡️ Aba de Heatmap (mapa de calor)
Em seguida, você encontrará o mapa de calor das perguntas. Ele serve para que você consiga de forma ainda mais visual, entender como está a distribuição de respostas dos colaboradores da empresa.
No mapa de calor, você pode escolher a forma de visualização dos dados da pesquisa, combinando informações: pergunta por escala, por gestor/time/tag e por tipo de valor exibido (moda, média), nesse último caso, para questões de escala de opinião e rating.
Exemplo: analisar dados das perguntas respondidas pelos Gestores (nesse caso apresentam as respostas dos liderados de cada gestor), do tipo escala de opinião de 05 pontos, mostrando a média dos resultados.
É importante observar os seguintes pontos:
Você só pode gerar média no heatmap de questões com a mesma escala de régua, com exceção das questões de NPS que não utilizam média para cálculo e, portanto, só podem ser agrupadas entre si;
É possível gerar média de questões de rating com escala de opinião, desde que elas possuam a mesma escala de régua;
Não é possível gerar média de questões NPS + rating e/ou escala de opinião, tendo em vista que questões NPS possuem cálculo próprio;
Não é possível gera média de questões de NPS com diferentes escalas, mesmo que possuam a mesma metodologia de cálculo.
A) Exemplo de Heatmap com NPS
O campo "tipo de valor exibido" vem desativado, justamente porque NPS não trabalha com média ou moda):
B) Exemplo de Heatmap
Com questões de escala de opinião e rating, ambos com escala de 05 pontos (nesse caso, você pode escolher entre ver a média - média de todas as notas ou moda - nota mais dada, em "tipo de valor exibido"):
Em ambos os casos, você pode visualizar o mapa, por tipos de usuários (por gestor ou time) ou por categoria (por gestor ou time);
➡️ Aba de Avaliados
Por fim, a última aba traz as informações dos usuários avaliados na pesquisa, com:
Nome do usuário avaliado;
Gestor atual;
Gestor respondente (gestor que respondeu a pesquisa. Isso significa que mantém o registro do gestor que recebeu a pendência da pesquisa, independentemente de possíveis alterações no gestor do usuário. Esse registro identifica quem estava no cargo no momento em que a pesquisa foi enviada);
Time;
Data de admissão;
Data de envio da pesquisa;
O progresso da pesquisa, ou seja, quantas respostas já foram respondidas pelos avaliadores;
3. Como exportar o relatório da pesquisa temporal
Na mesma página de relatórios da pesquisa, você encontrará no canto superior direito, a opção "exportar excel".
Ao clicar na opção Exportar Excel, escolha, em sequência, o tipo de visualização vocês quer ter do relatório no arquivo em Excel.
Por linha: Utilizando essa opção, será possível ter acesso ao nome de cada respondente, presente várias vezes na planilha;
Por coluna: Nessa opção, todas as perguntas presentes na pesquisa serão distribuídas nas colunas do excel. Com isso, facilitando a análise dos dados.
4. Como compartilhar o PDF da pesquisa temporal
Na tela de relatório da pesquisa, acesse a última aba "avaliados" e arraste a barra da tela para o lado direito.
Ao clicar no ícone "pdf", você terá acesso ao documento das respostas da pesquisa temporal daquele colaborador em específico para baixar ou imprimir.
O ícone de "compartilhar" dá a opção de você compartilhar com usuários do tipo Gestor o PDF de cada pesquisa respondida. Além de usuário do tipo cargo Gestor, também é possível enviar o PDF para o próprio colaborador avaliado, independente do cargo.
Ao clicar no ícone de compartilhar, a seguinte tela será aberta:
Selecione com quem deseja compartilhar o PDF das respostas do colaborador e depois cliquem em salvar.
É possível enviar novamente o PDF para os mesmo usuários.
5. Como visualizar as respostas individuais dos usuários
Na aba de avaliados, ao clicar em um usuário, você terá acesso a uma aba lateral que traz as respostas dos respondentes, de acordo com o tipo: auto, gestor e pares.
Caso alguma das pesquisas não estiver sido respondida aparecerá uma mensagem "Esta pesquisa não foi respondida"
Pronto!
Agora você já sabe como visualizar, exportar e compartilhar os resultados da sua pesquisa temporal dentro do Elofy 😉
O que achou do tutorial? Clique no emoji que melhor representa sua opinião 👇