Todas as coleções
Avaliação de Desempenho
Participando de uma Avaliação de Desempenho
Como responder a uma Avaliação de Desempenho e escolher seus pares / clientes
Como responder a uma Avaliação de Desempenho e escolher seus pares / clientes

Neste artigo, vamos te mostrar como responder a uma avaliação de desempenho. Chega mais!

Atualizado há mais de uma semana

Para entender mais sobre perfis de acesso, leia aqui

Se a empresa configurar a avaliação com inclusão obrigatória de pares/clientes internos, antes de responder as avaliações, será necessário fazer a escolha de pares/clientes para te avaliarem.

Apenas após a escolha dos pares/clientes será possível prosseguir com as avaliações. Saiba mais a seguir:

Passo 01

Na data de início do ciclo irá aparecer no seu perfil o banner da nova avaliação, onde também ficará indicado a data limite para resposta. Para prosseguir, clique em Responder na aba de Pendências.

Passo 02

Quando estiver configurada uma avaliação com seleção de pares e clientes, esta etapa será obrigatória para liberação das demais avaliações. Dessa forma, é necessário escolher o número esperado de colaboradores convidados e clicar no botão Salvar.

Observação 01 - Você só vai conseguir salvar suas escolhas depois de escolher o número mínimo de pares /clientes.

Observação 02 - O RH pode, na configuração do ciclo de revisão, limitar o número de convites de pares e clientes que cada usuário pode receber. Por isso, caso o usuário que você deseja escolher, já tenha recebido o número máximo de convites, ele ficará indisponível para seleção.

Passo 03

Além disso, será necessário que o gestor faça a aprovação da escolha do par/cliente interno feita por seu liderado. Assim, os avaliadores ficarão livres para avaliarem o colaborador que o escolheu. Veja como fazer a aprovação/reprovação:

Passo 03

Após ter concluído a sua escolha de pares ou clientes e/ou terem seus avaliados aprovados, a área de "Responder Avaliações" ficará disponível.

Ao entrar nesta área, você terá acesso a todas as pendências que deve responder, podendo ser sua Autoavaliação, Avaliação da sua Equipe, Avaliação do seu Gestor, Avaliação de Clientes e Avaliação de Pares. Além disso, estará disponível o progresso, status e a última atualização feita.

Para começar a avaliação, clique em Responder.

Passo 04

Para responder às questões, basta clicar no ponto da régua desejado. Esse processo serve para todos os tipos de avaliação, seja de equipe, gestor ou autoavaliação:

É possível, também, fazer um comentário para que o avaliado veja depois, em seu relatório (o comentário pode ser obrigatório, caso assim seja configurado).

OBS: O que for registrado no campo de comentários de cada pergunta ficará disponível nos relatórios individuais de cada usuário. Para saber mais, clique aqui.

OBS: Dentro do Elofy podem existir até 5 etapas em cada avaliação e a configuração de cada uma delas é feita pela empresa.

Comentários na avaliação

Existem dois tipos de comentários que podem estar presentes na avaliação, de acordo com o que o RH tenha configurado:

  • Comentário por item avaliado - Comentário por cada item que faz parte da avaliação

  • Comentário por etapa da avaliação - Um comentário único por etapa inclusa na avaliação

OBS: O total de caracteres máximo no campo de comentários é de 10.000.

Passo 05

Conforme finalizada a fase, basta clicar em Avançar ao lado das informações do avaliado ou no final da página, para continuar respondendo a avaliação de desempenho.

É possível configurar a avaliação para que apareçam Detalhes sobre o desempenho de cada colaborador avaliado. Mostrando dentro da avaliação o desenvolvimento de cada um de seus objetivos cadastrados na plataforma e os feedbacks trocados.

Para visualizar estas informações clique no botão Detalhes.

Passo 06

Ao finalizar o preenchimento da avaliação de desempenho, você deverá clicar em avançar.

Após isso, abrirá uma janela de aviso, para que você possa confirmar suas respostas e pontuações. Se estiver tudo certo, você pode clicar em Confirmar ou se quiser rever suas respostas clique em Cancelar:

Passo 07

Após finalizar a avaliação de desempenho, é possível revisá-la até o prazo final. Para isso, basta clicar em Revisar no seu perfil.

Passo 08

Ao revistar a avaliação, é possível ver seus resultados. Basta clicar em "Responder Avaliações". Assim, você consegue rever as respostas e ter acesso ao resultado da performance.

É possível também visualizar uma tela com os resultados individuais da avaliação que trazem pontos mais minuciosos. Visualizando o progresso da meta relacionada à avaliação, anexar documentos e ver detalhes. Ao clicar em "Ver Detalhes", a aba lateral fornece um gráfico para acompanhar os resultados, bem como o histórico e outros pontos importantes. Para ver mais detalhes da avaliação, basta clicar em "detalhes". Uma aba lateral será aberta exibindo os objetivos, feedbacks, avaliações anteriores e notas privadas. Clicando nos objetivos, é possível ter ainda mais detalhes com os resultados chaves, iniciativas e objetivos vinculados.

Incrível, né? 😍


Pronto!

Agora você já sabe como responder a uma avaliação de desempenho, escolher pares/clientes para avaliação, ver resultados e seus detalhes 😊

Qualquer dúvida, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em ajudar!

Respondeu à sua pergunta?