Todas as coleções
Avaliação de Desempenho
Configurando a Avaliação de Desempenho
O que é a régua de avaliação, como criá-la e editá-la?
O que é a régua de avaliação, como criá-la e editá-la?
Atualizado há mais de uma semana
  • O que é a regua de avaliação de Desempenho?

A chamada “régua” ou “escala” da avaliação de desempenho, nada mais é do que a forma que essa avaliação será aplicada e apresentada. É necessário definir a quantidade de opções, o rótulo das opções e a presença ou não de uma régua comportamental.

Para definir a régua da avaliação, a empresa precisará se aprofundar um pouco mais sobre o que funciona na sua cultura organizacional e o que ela acredita que terá um impacto melhor na sua equipe. Novamente, não há uma regra e é algo totalmente dependente da empresa que está aplicando.

  • Como criar a régua na Elofy

Para criar a sua régua no Elofy é bem simples! Para isso, você deve seguir os passos abaixo:

Passo 01

Logue na Elofy! Para ver as orientações de como logar de acordo com o tipo de acesso configurado para a sua empresa, veja os artigos abaixo:

Passo 02

Acesse o menu de Configurações, e clique na opção Gerenciar Réguas.

Passo 03

Ao acessar a tela de gerenciamento de réguas, clique na opção "+ Criar régua"

Passo 04

Ao acessar a tela de criação de réguas, será necessário configurar cada uma das seções desta tela, antes de salvá-las. As seções são: Informações Básicas, Monte sua régua e Opções Avançadas. Conheça cada uma delas e como configurá-las:

  • Seção Informações Básicas

Nesta seção, é possível configurar as informações básicas da sua régua. Abaixo, te explicaremos cada um dos campos dessa seção:

  1. Nome da Régua: Como o título do campo diz, é o campo onde se pode digitar um nome para a régua que deseja utilizar, isto é, um nome para que você identifique facilmente em nas telas de configurações da avaliação na Elofy;

  2. Status da Régua: Nesse campo, é onde você poderá ativar ou desativar a sua régua;

  3. Tamanho da Régua: Já neste campo, é onde você escolherá quais os pontos de escala sua régua vai ter, para que as pessoas participantes da avaliação possam ter como alternativa, podendo ser escolhido entre 1 a 7 pontos.


  • Seção Monte sua régua

Já nesta seção, é possível configurar a maior parte das informações da sua régua e elas são correlacionadas com as opções de pontos de escala que você escolheu na seção anterior.

Antes de iniciarmos, é importante saber que existem duas abas importantes dentro dessa seção, e são elas: Geral e Extras.

Na aba Geral, configuramos os valores e alcances da régua, enquanto na aba Extra configuramos as descrições da régua.

Logo abaixo, explicaremos cada um dos campos, de cada aba dessa seção.

Aba Geral

  1. Score: Insira a nota, considerando 4 dígitos após o ponto, que será considerada para cada label (rótulo) da régua. Por exemplo: 1.0000.

  2. Nome: Insira o nome para cada label (rótulo) que está sendo configurado na régua. Você pode incluir até 100 caracteres para cada label (rótulo).

  3. Valor Min.: Insira o valor mínimo para cada label (rótulo) da régua. Por exemplo: o score daquele label (rótulo) é 2.0000. No entanto, ele vai de 1.5100 até 2.5000. Portanto, o valor mínimo é 1.5100.

    Observação: A diferença do valor mínimo de um label (conceito) para o valor máximo do ponto anterior deve ser de 0.0001.

  4. Valor Máx.: Insira o valor máximo para cada label (rótulo) da régua. Por exemplo: o score daquele label (rótulo) é 2.0000. No entanto, ele vai de 1.5100 até 2.5000. Portanto, o valor máximo é 2.5000.

  5. Não se aplica?: Utilizado para quando você definir que os avaliadores possam marcar que aquele item avaliado "não se aplica", em virtude de não poder ser avaliado por algum motivo específico.

    Exemplo prático: O Gestor João está avaliando Maria na fase de competências, e existe uma competência para ser avaliada relacionada à análise de dados que não está no escopo do cargo da Maria. Dessa forma, na régua, o João marca o "não se aplica", indicando que aquele item não será considerado para os cálculos da média de Maria.

    Observações:

    1) Só é possível flegar um "não se aplica" por régua.
    2) O item avaliado não será contabilizado para a média da pessoa avaliada.

Aba Extra

  1. Score: Insira a nota, considerando 4 dígitos após o ponto, que será considerada para cada label (rótulo) da régua. Por exemplo: 1.0000.

  2. Legenda: Insira a descrição de cada label (rótulo) da régua, que será visualizada quando o colaborador passar o mouse em cima da label (rótulo), conforme imagem abaixo:

  3. Comentário: Marque o checkbox (botão obrigatório) nos labels (rótulos) que achar necessário, caso opte pelo comentário obrigatório quando os avaliadores avaliarem os itens da avaliação de desempenho naquele label (rótulo) específico da régua. Observação: É preciso que o campo de obrigatoriedade de comentários esteja ativo na configuração do ciclo, conforme print de tela abaixo.


  • Seção Opções Avançadas

Por fim, nesta seção, configuramos as opções adicionais sobre as parametrizações que realizamos na seção anterior.

  1. Quero tornar vísivel os valores min. e max. de cada opção da régua: Nesse checkbox, é possível escolher se deseja tornar visíveis os valores mínimos e máximos  parametrizados em cada label (rótulo) da régua, para que as pessoas participantes da avaliação de desempenho consigam visualizá-los, conforme imagem abaixo.

  2. Campo extra para o usuário adicionar o valor exato entre min e máx. de uma opção: Nesse checkbox, permitimos que as pessoas participantes da avaliação de desempenho insiram a nota exata para o item avaliado, podendo ser notas "quebradas", conforme o exemplo abaixo.

  3. Ocultar itens "Não se aplica" dos relatórios de Performance Individual e PDF: Nesse checkbox, caso em um item todos os avaliadores marquem o score que esteja flegado com o "não se aplica", o item não será apresentado nas telas abaixo, evitando que sejam mostrados vários itens com S/N e, assim, permitindo que os usuários foquem no que é necessário:

    Telas:

    PDF de resultados;

    Calibração de notas;

    Excel exportado na tela de resultados e calibração;

    Relatório de performance individual.

Respondeu à sua pergunta?