Todas as coleções
OKRs
Acompanhando o ciclo de OKRs
Como utilizar os recursos da tela de consultas de OKRs ou Contrato de metas
Como utilizar os recursos da tela de consultas de OKRs ou Contrato de metas

Neste artigo, vamos te mostrar como utilizar as funcionalidades da tela de consultas de OKRs e também de contrato de metas. Chega mais!!

Atualizado há mais de uma semana

Passo 01

Acesse Estratégia > OKRs > Lista de OKRs.

(ou Estratégia > Contrato de metas > Lista de Contrato de metas).

Passo 02

Vamos começar entendendo o menu de acesso rápido.

  1. Direcionadores: são os objetivos globais da sua empresa que guiarão o negócio dentro do ciclo anual. O acesso dependerá das configurações do seu perfil de acesso;

  2. Contrato de metas: aqui fica o seu contrato com as respectivas metas cadastradas, mas você também consegue visualizar os contratos do seu time ou de toda empresa, de acordo com o seu nível de acesso;

  3. OKRs: aqui ficam os OKRs da sua responsabilidade e também os OKRs do seu time ou de toda empresa, de acordo com o seu nível de acesso;

  4. Em aprovação: caso a sua empresa adote o workflow de aprovação de objetivos e tenha o cargo de Gestor, neste filtro irá aparecer os objetivos enviados por seus liderados para a sua aprovação;

  5. Meus filtros: é possível favoritar filtros personalizados de busca. Saiba como utilizar essa funcionalidade, lendo aqui.

Dentro de cada tela, você encontra os três níveis de visão da plataforma Elofy:

  1. Minha visão: Os OKRs da sua responsabilidade, seja como responsável ou corresponsável. No caso do contrato de metas, o seu contrato;

  2. Meu time: Se você possui um cargo de Gestor, nessa visão consegue visualizar os OKRs ou Contratos dos liderados;

  3. Empresa: Por fim, sendo administrador da plataforma, você pode ter acesso a todos os OKRs ou Contratos de metas cadastrados na plataforma.

Passo 03

Agora vamos para as funcionalidades da tela de consultas. Os recursos, sejam para OKRs ou para Contrato de metas são os mesmos, apenas com algumas particularidades que serão apontadas.

OBS - As telas são apresentadas com alguns filtros ativos, por isso, é preciso retirá-los e aplicar os desejados, caso seja necessário.

  1. Novo: Por aqui, você pode criar um novo OKR, direcionador ou contrato de metas. Recomendamos a leitura dos seguintes artigos:

  2. Formas de visualização: A plataforma disponibiliza 04 tipos de visualização da lista de OKRs ou de contrato de metas. Sendo elas:

    • Lista em sequência - apresenta os dados no formato lista, com a possibilidade de visualizar os KRs ou metas abaixo dos objetivos e contrato, respectivamente.

    • Visualização em cascata, em cards ou mapa estratégico - essas visualizações mudam, de acordo com o tipo da estratégia (OKR ou contrato de metas).

      • Formato cascata (leia mais aqui):

        • Para OKRs, são apresentados os objetivos alinhados da empresa, isto é, que possuam relação hierárquica, bem como os resultados-chaves com os principais dados de acompanhamento;

        • Para contrato de metas, é apresentado o seu contrato de metas ou, no caso da visão de time e empresa, os usuários que possuam contratos e aqueles que não possuem.

      • Formato cards (leia mais aqui):

        • Para OKRs, são apresentados os objetivos no formato de cards, com o nome, régua de progresso e quantidade de KRs vinculados. Por um card, você pode acessar a tela de detalhes do objetivo;

        • Para contrato de metas, é apresentado os contratos, com o nome, régua de progresso e quantidade de metas vinculadas. Você também pode acessar a tela de detalhes do contrato, pelo card.

      • Mapa estratégico (leia mais aqui):

        • Para OKRs, são apresentados os objetivos alinhados da empresa, isto é, que possuam relação hierárquica. Você também consegue ver os KRs e iniciativas pelo mapa;

        • Para contrato de metas, é apresentado o seu contrato de metas e as metas vinculadas ou, no caso da visão de time e empresa, os usuários que possuam contratos e aqueles que não possuem.

  3. Filtros: A feature possui vários tipos de filtros que podem ser utilizados para facilitar as suas buscas, eles mudam se é OKRs ou contrato de metas.

    • OKRS (para os 03 níveis de visão): período, time, gestor, responsável, corresponsável, tag, situação (não iniciado, atingido, encerrado, dentro do previsto, em atenção, fora do previsto), tipo (individual, time, compartilhado), workflow (em aprovação, reprovado, aprovado, em planejamento), status (ativo, inativo), estratégico ou alinhado (objetivos que possuam hierarquia, isto é, vínculo com outros objetivos);

    • Contrato de metas (para os 03 níveis de visão): período, time, gestor, responsável, corresponsável, tag, situação (não iniciado, atingido, encerrado, dentro do previsto, em atenção, fora do previsto), workflow (em aprovação, reprovado, aprovado, em planejamento), status (ativo, inativo).

  4. Highlights: Um analytics com os principais dados para o seu acompanhamento. Ele vale tanto para OKRs, como para contrato de metas:

    • Régua com a média geral de progresso dos objetivos (ou do contrato);

    • Objetivos (ou contrato) por status;

    • Número de medições pendentes nos resultados-chaves (ou metas dos contratos);

    • E o total de objetivos alinhados, ou seja, objetivos que possuam hierarquia, isto é, vínculo com outros objetivos (esse é o único dado que não aparece para contrato de metas, tendo em vista que contratos não são vinculados entre si).

  5. Expandir: Serve para mostrar os KRs ou metas que estejam vinculados aos objetivos ou contratos, respectivamente, na sua tela em formato lista;

  6. Ver somente resultados-chaves: Com essa opção você pode visualizar apenas os KRs ou metas do contrato na sua tela em formato lista;

  7. Favoritar: É possível salvar visões personalizadas, por exemplo, com aplicação de certos filtros. Dessa forma, quando quiser acessar a mesma visualização novamente é só acessar pelos seus filtros salvo. Leia mais sobre essa funcionalidade neste artigo;

  8. Exportar: Ao clicar no botão "exportar", o relatório de dados, em Excel, será gerado pelo sistema e entregue pelo seu e-mail. Lembramos que após receber o e-mail, o acesso para download fica por apenas 24h:

  9. Colunas adicionais: É possível incluir colunas adicionais para tornar a tela de consulta mais completa. As colunas disponibilizadas são: tipo (não disponível para contrato de metas), responsável, corresponsável, time, período, status, sentimento, partida, meta mínima, meta máxima, meta, atual, unidade de medida, progresso, peso, workflow, nota ponderada, tags, ativo.

Extra - Na tela de contratos de metas também aparece um opção para você filtrar as informações por períodos de check-in:

Passo 04

Por fim, clicando em cima do nome de um objetivo, contrato ou resultado-chave/meta, você tem acesso a sidebar com mais detalhes

Recomendamos as leituras dos seguintes artigos:


Descubra dicas exclusivas e insights poderosos para impulsionar o RH da sua empresa! Acesse agora mesmo o nosso blog e fique por dentro das últimas tendências.

Respondeu à sua pergunta?