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Como configurar o módulo estratégia
Como configurar o módulo estratégia

Para começar a utilizar OKRs e Metas na Elofy, é preciso configurar o módulo de estratégia antes. Veja como:

Atualizado há mais de uma semana

🙋 A configuração do módulo estratégia está disponível apenas para usuários do perfil administrador, para saber mais clique aqui.

É importante configurar o Módulo Estratégia de forma adequada, para que ela esteja alinhado ao planejamento estratégico da sua organização. Este processo é super intuitivo

Confira abaixo como fazer:

Passo 01 - Acesso às configurações de estratégia

Acesse Configuração > Funcionalidades > Estratégia.

Passo 02 - Três tipos de configurações diferentes

A tela de configuração de estratégia é dividida em três partes. Aqui, vamos te explicar cada um dos 3 pontos. Caso queira ver algum específico é só clicar para ir direto:

Configurações gerais de Estratégia

Passo 01 - Ativação das faixas de atingimento

Sua empresa pode ativar as faixas de atingimento para as metas ou OKRs de forma global ou por indicador. 

Como esta etapa é opcional, você pode conferir mais sobre as faixas de atingimento nos artigos abaixo:

Passo 02 - Status automático dos OKRs e Metas

O status automático nada mais é que o indicador do momento da meta e OKRs (atigindo, encerrado, não iniciado etc):

  • Os status das metas e OKRs vão ser definidos de acordo com o progresso registrado nos check-ins, considerando os intervalos numéricos de cada status, conforme será visto abaixo;

  • Os status dos objetivos e dos contratos vão ser definidos, de acordo com a média dos status dos OKRs/metas, levando em conta o peso se houver.

Você mesmo pode personalizar o status, como a cor, nome e intervalo ou utilizar a versão pré-definida da Elofy:

  1. Personalize a cor de cada status que você deseja que seja utilizado no Módulo Estratégia, clicando na cor desejada.

  2. Defina um nome para cada status clicando na barra e alterando.

  3. Estabeleça o intervalo numérico de cada status, clicando e inserindo o número desejado. É com base neles e no progresso registrado que a plataforma definirá os status das metas/OKRs:

🚨 Os status podem sofrer influência de metas parciais dentro de Contratos de metas. Com as metas parciais, os cálculos do sistema serão feitos por período.

Vamos ao exemplo!

Sua meta total é de 120 com periodicidade mensal e você definiu metas parciais de 10 para cada mês, sendo assim, o status irá olhar para o período para indicar se você está ou não dentro do previsto.

Ou seja, se no mês de março sua medição registrada foi de 9, o sistema atribui o status de "dentro do previsto" para a meta.

Além do termo "dentro do previsto" ou "fora do previsto", por exemplo, a régua do progresso dos OKRs e dos Contratos com as metas refletirá a cor do status que você definiu/a plataforma atribuiu, com base nos intervalos de cada status, desde que as faixas de atingimento por indicador não estejam ativas. Exemplo:

🔵 Cor do status configurado:

🔵 Cor da régua do progresso da meta:

Passo 03 - Fluxo de aprovação de metas

O workflow de aprovação serve para que os colaboradores da sua empresa possam enviar objetivos ou contratos para aprovação dos Gestores, garantindo que o planejamento esteja alinhado com a estratégia do time.

Primeiro, você ativa o workflow de aprovação de metas:

E, em seguida, a avaliação dos objetivos:

🚨 Não é necessário ativar o workflow de aprovação para incluir a etapa de avaliação de OKRs/Contratos na avaliação de desempenho. Ao ativar a opção "avaliação de objetivos", serão exibidos dois novos status para os usuários no workflow (sem impactar na avaliação), como mostrado na imagem abaixo:

Passo 04 - Notificações dos Check-ins

Os check-ins servem para que os usuários marquem onde você está em relação a meta, é uma forma de controle e acompanhamento mais efetivo dos andamentos das metas e okrs.

Para OKRs existem duas opções: check-in semanal ou mensal (que é igual ao das metas):

  • OKRs com periodicidade semanal: Você define o dia limite semanal para o check-in dos resultados batidos na semana anterior. Os usuários irão receber uma notificação por e-mail e, caso a medição não seja feita, o sistema contará o progresso como sendo 01.

  • OKRs com periodicidade mensal: Você define o dia limite do mês para o check-in dos resultados batidos no mês anterior. Os usuários irão receber uma notificação por e-mail e, caso a medição não seja feita, o sistema contará o progresso como sendo 01.

    Para a opção mensal, ainda existe uma segunda forma de notificação que pode ser enviada antecipadamente ao dia do check-in, tanto para o responsável, como para o corresponsável do OKR:

Para metas, em contratos, a lógica de notificação segue a mesma explicação dos OKRs com periodicidade mensal.

Seja para OKRs ou para metas, existe um tipo de notificação que pode ser ativada para ser enviada após a data limite do check-in, conforme imagem abaixo:


Passo 05 - Ano fiscal

Por fim, você pode ou não ativar a configuração de ano fiscal. Com ela, a redistribuição dos meses das metas irão iniciar de acordo com o mês inicial do calendário fiscal. Para ativar essa opção, é necessário falar com o atendimento da Elofy.

Após as configurações gerais do Módulo Estratégia, você irá configurar as funcionalidades específicas de OKRs e/ou de Contrato de metas, a depender do que a sua empresa tenha ativado na configuração das features na tela de ''empresa''.

Configurações Específicas de OKRs

Nesta área, você irá configurar os tipos de objetivos disponíveis na plataforma.

Passo 01- Tipos de objetivos

Aqui, você escolher qual tipo de objetivo sua empresa quer deixar disponível para ser utilizado:

O objetivo individual é da responsabilidade de apenas um colaborador, o objetivo do time é de responsabilidade de todos aqueles que estão cadastrados no sistema dentro do time em específico, já o objetivo compartilhado pode ser de responsabilidade de dois ou mais times dentro da empresa.

É possível alterar os títulos dos tipos de objetivos, basta clicar e personalizar:

Configurações Específicas de Metas

Passo 01- Cálculo de progresso

Em primeiro lugar, defina o tipo de acompanhamento do progresso das metas que você quer que os colaboradores utilizem:

  • Progresso por meta final - os usuários só precisam cadastrar a meta final que desejam alcançar (as parciais são opcionais) e a plataforma calcula a distância em relação a esse objetivo final.

    Exemplo de progresso por meta final:

    Meta final - 100

    Atual - 30

    Progresso calculado - 30%

  • Progresso por meta acumulada - os usuários cadastram as metas parciais e a plataforma mostra o progresso em relação ao planejado para o período (realizado versus previsto). Além disso, é o nosso próprio sistema que calcula a meta final, com base nas parciais registradas.

    Exemplo de progresso por meta acumulada:

    Meta final - 100

    Meta do período de maio - 30

    Atual - 30

    Progresso acumulado - 100% do previsto no período

Quando ativado o progresso por meta acumulada, na tela de detalhes das metas, a aba de gráfico apresentará o progresso do realizado vs previsto com os eventuais desvios de cada mês:

Passo 02 - Meta consolidadora ou meta composta

Em segundo lugar, defina se a sua empresa irá utilizar metas consolidadora e/ou compostas:

  • Metas consolidadoras: Meta que consolida outras metas simples. Essa abordagem permitirá que você tenha uma visão geral do progresso da meta consolidadora com base no desempenho das metas simples vinculadas.

    • O progresso da meta consolidadora é calculado a partir da soma ou média das metas e check-ins das metas simples.

    • Além disso, a meta consolidadora possui valor e check-ins

Metas compostas: Meta que será composta de metas simples, ou seja, no momento da criação da meta será possível vincular a metas simples. Criar uma meta composta com metas simples vinculadas é uma abordagem útil para desdobrar grandes metas em partes menores e mais gerenciáveis.

  • O progresso dessa meta composta será calculado como uma média ponderada dos progressos das metas simples associadas.

  • Além disso, a meta composta em si não terá um valor ou check-ins, funcionando mais como um contrato ou objetivo.

Vamos ao Exemplo!

O contrato do Líder Paulo, do time de vendas, possui uma meta composta que se compõe das metas individuais de cada liderado. Assim, ele consegue acompanhar o progresso do time como um todo sem precisar monitorar cada meta simples individualmente.


Prontinho. Agora você já sabe como configurar o módulo de estratégia 👏

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